Resumo crítico
Samara
Meira e Fábio Oliveira
De
acordo com Moreira (1942) uma teoria da aprendizagem é nada mais do que uma tentativa
humana de sistematizar áreas do conhecimento conhecidas como aprendizagem. Para
Lefrançois (2009) as teorias da aprendizagem, ou teorias comportamentais,
resultam de tentativas feitas pela psicologia de organizar, por meio do método
científico, todo conhecimento acerca do comportamento humano. Incialmente essas
teorias eram pouco abrangentes mas ainda sim, foram muito significantes para as
teorias contemporâneas.
A
visão de mundo dos behavioristas está vinculada aos comportamentos observáveis
e mensuráveis de um sujeito e na resposta que ele pode dar a estímulos
externos. Sendo assim, uma ideia contemporânea sobre o behaviorismo é de que o
comportamento é controlado pelas consequências (MOREIRA, 1942).
A
primeiras teorias Behavioristas
I.
Jonh
B. Watson
“O que nós
somos é o que fazemos, e o que fazemos é o que o ambiente nos faz fazer"
(Jonh B. Watson)
O
termo Behaviorista foi criado por Watson, ele pretendia deixar claro que seu
compromisso era com os aspectos observáveis do comportamento humano,
contrariando à psicologia da época que estudava o que as pessoas pensavam e
sentiam. Sendo assim, o maior faceta behaviorista é abranger as leis que
relacionam, estímulo, resposta e consequência (MOREIRA, 1942).
Watson
foi influenciado por Pavlov, ele fez experimentos com animais e com seres
humanos admitindo que toda aprendizagem era resultado de condicionamento
clássico. O condicionamento clássico explica a aprendizagem baseada na
contiguidade - a simultaneidade dos estímulos que se tornam associados - em vez
do reforçamento. Além disso, ele acreditava no poder do ambiente para
determinar o comportamento das pessoas e usou a introspecção para tentar entender
o comportamento humano (LEFRANÇOIS, 2009). Para as situações em que eram
necessárias novas respostas, Watson acreditava que isso poderia ser feito ao se
construir uma cadeia de reflexos. Dois princípios explicavam certas
aprendizagens: frequência e recentidade.
O
princípio da frequência diz que, quanto mais frequente associarmos uma dada resposta
a um dado estímulo, mais provavelmente os associaremos outra vez. Ou seja, se
um professor de física após apresentar um novo conceito, perguntar sobre ele
repetidas vezes as em um determinado período o estudante será capaz de dar uma
reposta correta sempre que a aquela situação lhe for apresentada.
O
princípio da recentidade diz que, quanto mais recentemente associamos uma dada
resposta a uma dado estímulo, mais provavelmente os associaremos outra vez.
Analisando a teoria de Watson no ensino da Física podemos perceber que se o
professor consegue elucidar um determinado conceito para o estudante, e logo
após esta explicação, perguntar sobre o tema, o estudante pelo princípio da
recenticidade deverá ser capaz de dar uma reposta correta.
As
propostas de Watson não foram organizadas em uma teoria, no entanto o
Behaviorismo por ele inventado, descartando o mentalísmo em favor do
comportamentalismo é bastante influente até os dias de hoje.
II.
Edwin
Guthrie
Guthrie
também foi influenciado por Pavlov e seus estudos são semelhantes ao de Watson.
Segundo Lefrançois, para Guthrie apenas as condições observáveis sob as quais a
aprendizagem ocorre têm algum valor para uma teoria ou para compreensão da
aprendizagem. Dessa forma, se o indivíduo reage a uma determinada situação de
uma maneira, ele reagirá, da mesma forma, frente a mesma situação, basta que o
estímulo e a resposta ocorram juntos.
Para
Guthrie a aprendizagem é resultado do primeiro estimulo, ou seja, a explicação
que ele dá é fundamentada na contiguidade. Ou seja, após o primeiro contato, um
vínculo entre o estímulo e a resposta é fixado. Dessa forma podemos perceber
que ele não aceita o princípio da frequência de Watson. No entanto, Guthrie parece estar mais de acordo com o
princípio da recenticidade de Watson.
Neste
sistema, a prática é fundamental pois fixa conexões entre um comportamento e
uma variedade estímulos complexos. O reforçamento será eficaz, similarmente a
punição, pois interrompe a sequência da aprendizagem, obrigando o indivíduo
optar (e, por consequência, aprender) por outra resposta. Seus estudos
trouxeram a ideia de que estímulos e respostas
ocorrem em contiguidade temporal.
Sendo
assim, no ensino de Física é importante o educador estar atento a correção dos
conceitos apresentados, já que para Guthrie esse primeiro contato é
fundamental, além disso sobre o ponto de vista educacional outra importante
ideia, é a forma como ele descreve três modos de quebrar hábitos:
●
apresentação repetida de um estímulo (método da fadiga);
●
apresentação de um estímulo de forma
tão suave que ele não chega a eliminar
uma resposta (método do limiar) e
●
apresentação de um estímulo quando a
resposta não pode ocorrer (método de estímulos incompatíveis).
A teoria de Guthrie é conhecida como
uma teoria de interferência, ou seja, a extinção de respostas ocorre por meio
da aprendizagem de uma resposta incompatível.
III.
Thorndike
“Human beings
are accustomed to think of intellect as the power of having and controlling
ideas and of ability to learn as synonymous with ability to have ideas. But
learning by having ideas is really one of the rare and isolated events in
nature. “ (Edward Thorndike)
A
teoria do conexionismo por tentativa e erro de Thorndike, está fundamentada em
suas tentativas de determinar se os animais pensam, de acordo com as concepções
humanas. Ou seja, a aprendizagem para Thorndike está associada a formação de
ligações estimulo-respostas resultado de conexões neurais. Ele sempre se
referia a neurônios para mostrar que não estava se referindo a ideias e sim a
impulsos nervosos diretos para ação.
Segundo
Lefrançois (2009) contiguidade e reforçamento, são os dois principais esclarecimentos
para a formação das relações entre:
●
estímulos;
●
entre respostas ou
●
entre estímulos e respostas.
A
contiguidade explora que a co-ocorrência dos eventos em questão é razoável; a
posição de reforçamento leva em consideração as consequências do comportamento,
Watson e Guthrie eram teóricos da contiguidade, o reforçamento é a questão
central das teorias de Thorndike.
Na
teoria de Thorndike a aprendizagem envolve a formação de conexões
(conexões) entre eventos neurais
correlativas a estímulos e respostas. Ou seja, a aprendizagem envolve a
gravação de vínculos e o esquecimento implica no aniquilamento de vínculos.
Dessa forma, as conexões de E-R para Thorndike estão sujeitas a três leis:
●
A lei de Efeito considerada sua principal contribuição, ela demonstra que o
efeito de uma resposta é instrumental para determinar se ele vai ser gravado ou
apagado, ou seja refere-se ao fortalecimento ou enfraquecimento de uma conexão
como resultado de suas consequências. Esta é a ideia de reforço positivo ou negativo.
●
A lei do exercício considera que o
fortalecimento das conexões é resultado da prática e o seu enfraquecimento
ocorre quando a prática sofre um descontinuidade (uso e desuso).
●
A lei da prontidão considera uma
preparação para ação.
Ainda apreciando Lefrançois, o
sistema de Thorndike inclui, certo número de leis subsidiárias. Entre elas é a
mais importante é a Lei das respostas múltiplas, ou reação variada, quando uma
pessoa que aprende enfrenta um problema ela deve ser capaz de dar respostas
variadas até a que a resposta correta seja alcançada. Por tentativa e erro o
individuo vai tentar respostas até que seja recompensado. Outras leis afirmam
que a cultura e a atitude influenciam o comportamento (predisposição ou
atitude), que as pessoas selecionam suas respostas (preponderância dos
elementos), que o comportamento é generalizável e (resposta por analogia) que é
a substituição de estímulos e transferências que (mudança associativa de
elementos) sugere.
Sob o ponto de vista do ensino de
Física, Thorndike mostra a importância de se resolver exercícios e errar, ou
seja, o professor deve estimular seus estudantes a tentar fazer os exercícios
mesmo que eles tenham dificuldade e cometam erros, pois isso é necessário para
que haja fortalecimento das conexões como resultado da prática.
Suas
contribuições mais importantes são a importância das consequências do
comportamento (recompensa e punição), a popularização do uso de animais na
pesquisa psicológica e seu esforço para aplicar princípios psicológicos em problemas
reais na área de educação.
IV.
Hull
Este é o mais formal dos
behavioristas, sua teoria é um sistema similar a estrutura euclidiana. É
considerada uma teoria de reforço. A análise do comportamento de Hull é uma
tentativa de explicar o comportamento por meio de relações precisas que ele
pensava existir entre as variáveis de input (estímulos/reforço e contingencia
de reforço), as intervenientes (processos internos) e as output
(respostas/operantes ou respondentes). Esse sistema hipotético dedutivo está baseado
em dezessete leis das quais derivam mais de cem teoremas e muitos corolários.
Ele não se deteve somente aos teoremas e tentou verificar alguns deles em
laboratório. Alguns postulados importantes são:
1
- há conexões de E-R não aprendidas, o indivíduo nasce com elas e com uma
bagagem sensorial necessário para despertá-las dependendo da estimulação do
ambiente.
2
- os estímulos ao atingirem um receptor provocam impulsos neurais e aferentes.
4
- a força do hábito aumenta em função do número de ensaios, desde que ocorra
reforço em cada ensaio.
8
- o potencial de reação é determinado pela força do hábito multiplicado pelo
impulso, pelo dinamismo e de intensidade e estímulo V e pela motivação do
incentivo.
A
equação a seguir é uma síntese das principais variáveis hullinas e das relações
que existem entre elas.
eEr=eHr.D.V.K
Neste
sistema, o comportamento não é completamente previsível pois o valor do
potencial de reação oscila em torno de um ponto fixo. Dois conceitos hullianos
notadamente significativos para o progresso das teorias da aprendizagem são as
respostas fracionárias que precedem o objetivo e as hierarquias de famílias de
hábitos. (Lefrançois, 2009)
As
respostas fracionárias anteriores ao objetivo são sequências de respostas internas, portanto, condicionadas. No sistema
Hull são notadas como cadeias internas, chamadas de sequências sG -
rG. As hierarquias de famílias de hábitos são organizações
hierárquicas de hábitos relacionados de forma a oferecerem objetivos comuns.
Este conceito ilustra a ideia de Hull na probabilidade de antever e esclarecer
o comportamento humano usando noções precisas e quantificáveis, sem recorrer a
termos mentalísticos e não quantificáveis. Essas são as descrições para os
conceitos cognitivos, como expectativa ou propósito. (Moreira, 1942)
Mais
uma vez é elucidada para o ensino de Física a importância do hábito em função
do número de ensaios desde que o professor reforce com os seus estudantes os
seus êxitos, Hull demostra portanto a importância da correção (feedback) de
exercícios em sala motivando os estudantes em seus erros e acertos.
Mesmo utilizando a lógica e
matemática, os estudos de Hull não derivaram em prognósticos favoráveis sobre o
comportamento. Mas, é inegável o seu aporte para o desenvolvimento das teorias
da aprendizagem posteriores. Além disso, seu trabalho influenciou a orientação
das investigações psicológicas (ênfase na objetividade e na experimentação) e
foi ele quem popularizou a ideia de que o reforçamento é importante na
aprendizagem.
V.
O
Behaviorismo Radical de Skinner
“A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o
que aprendemos foi esquecido. “ (B.
F. Skinner)
Skinner
não é contra as teorias (as quais considera essenciais), mas contra aquele tipo
de teoria que recorre a engenhos mentalísticos e especulativos para elucidar os
eventos observáveis. O behaviorismo radical de Skinner (radical significa raiz,
assim chamado por ele busca as raízes do comportamento) narra o comportamento
humano como sujeito de leis e insiste que para explicá-lo, a Psicologia deveria
contemplar o interno. (LEFRANÇOIS, 2009)
A apreciação experimental do comportamento realizada
por Skinner tem por objetivo descobrir as leis que comandam as interações entre
organismos e ambiente. Ele pesquisa a relação entre as variáveis independentes
(tipos e esquemas de reforçamento) e as variáveis dependentes (taxa de aquisição,
taxa de resposta e taxa de extinção).
Ele
também foi muito Influenciado por Pavlov e por Thorndike. Skinner consegue
coligar os dois tipos mais importantes
de aprendizagem:
·
aquele que envolve respostas
eliciadas por estímulos, explicável pela utilização do modelo pavloviano (condicionamento
clássico) e
·
aquele que envolve ações
instrumentais emitidas, explicáveis devido a suas consequências
(condicionamento operante).
A
aprendizagem operante acontece quando há alterações na probabilidade de uma
resposta como função dos eventos que prontamente provocaram contingências de
respostas. Os acontecimentos que alargam a probabilidade de uma resposta são
chamados de reforçadores secundários. As perspectivas de uma situação que segue
o reforçamento tornam-se estímulos discriminativos
SD , que servem como reforçadores secundários.
Os
reforçadores podem ser:
·
positivos (efetivos por meio de sua
apresentação; recompensa) ou
·
negativos (efetivos por meio de sua
remoção; alívio).
Retirar
uma punição sugere a remoção de uma consequência agradável (penalidade) proporcionar
uma punição envolve expor uma condição aversiva (castigo) após comportamento.
Os reforçadores primários atendem as necessidades básicas (como o alimento
satisfaz a fome); os reforçadores secundários tornam-se reforçadores por meio
da cooptação a um reforçador primário (por exemplo, uma luz na caixa de Skinner
associada a comida torna-se reforçadora por si mesma).
Reforçadores
generalizados são incitações que foram associados a uma multiplicidade de
outros reforçadores e tornaram-se reforçadores para vários comportamentos. Diagramas
de reforçamento podem ser ininterruptos (toda resposta correta é reforçada) ou
intermitentes (parciais). Os esquemas intermitentes podem se basear na
proporção das respostas (razão) ou no espaço de tempo (intervalo). Ambos os
esquemas, de razão e de intervalo, podem tanto ser fixos (invariáveis) como
aleatórios (variáveis). Os esquemas supersticiosos são esquemas de intervalo fixo em que o reforçamento
ocorre em momentos determinados, não importa
o que o organismo esteja fazendo. (LEFRANÇOIS, 2009)
Os
esquemas contínuos resultam na conquista e invalidação rápidas. Os planos
intermitentes resultam em tempos mais
longos de extinção, mas são menos
eficientes para o treino inicial. A alíquota de respostas satisfaz,
tipicamente, ás expectativas de recompensa que um animal ou uma pessoa tem probabilidade
de desenvolver durante o treinamento. A extinção (um processo rápido, algumas
vezes seguido de recuperação espontânea), é a supressão do comportamento no
decorrer da passagem do tempo.
A
Modelagem técnica, empregada para inferir novos comportamentos em animais,
envolve o reforçamento de respostas que caminham na direção desejada até que a
resposta final tenha sido condicionada.
Encadeamento é a transação de sequencia de respostas por potência dos
estímulos discriminativos que estão todos unidos ao mesmo reforçador primário.
O condicionamento verbal envolve reforçar certas condutas verbais, geralmente
por meio de sinais não verbais.
Desvanecimento
diz respeito à aprendizagem de discriminação por meio do aumento das diferenças
no treinamento inicial e, então, pela sua redução. Generalização implica
transferir uma resposta para outros estímulos; discriminação é apresentar
respostas diferentes para estímulos muito parecidos.
A
influência social por meio do uso do reforçamento positivo é comum e diligente. O controle por meios
mais aversivos (como reforçamento negativo e punição) também é eficiente e
prevalente. As objeções à punição baseiam-se nas observações de que ela:
A.
não mostra ao transgressor o que
fazer, apenas o que não fazer
B.
quase sempre resulta na supressão e
não na eliminação do comportamento
C.
pode acarretar alguns efeitos
laterais emocionais indesejáveis, e
D.
frequentemente não funciona, ás vezes
até resulta em efeitos opostos aos desejados.
Algumas
formas de punição (como as reprimendas, o time-out, e o custo da resposta) não
estão sujeitas às mesmas críticas. Algumas técnicas para modificar o
comportamento incluem o reforçamento positivo, extinção e
contracondicionamento. Outra importante aplicação prática dos princípios
skinnerianos é a instrução programada.
Segundo
(Moreira, 1999. p. 59.) a instrução programada apresenta os seguintes
princípios:
· Pequenas etapas: a informação é
apresentada por meio de um grande número de pequenas e fáceis etapas.
·
Resposta ativa: o aluno aprende
melhor se participa ativamente da aprendizagem.
· Verificação imediata: o aluno aprende
melhor quando verifica sua resposta imediatamente.
·
Teste do programa: teste por meio da
atuação do aluno.
Na
instrução programada, verificamos que existem os passos determinados para o
professor organizar a sua aula e o aluno, só poderá dar a resposta que se
enquadra nos textos apresentados pelo professor.
Muitos
programas de ensino de Física foram construídos utilizando a instrução programa
de Skinner, em geral eles trabalham com a questão do feedback imediato e do
reforço e tem obtido bons resultados.
O
preceito de Skinner explica e prevê impecavelmente bem certos comportamentos, é
sólido e claro, e elucubra muito bem alguns fatos.
Fontes:
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem (1942)
LEFRANÇOIS, G. R.. Teorias da Aprendizagem. Cengage
Learning, São Paulo, 2008.
ALVES, D. T., SOUZA,
S. A. V. DE, PEREIRA FILHO, S. C. F., & ELIAS, W. DE S. (2011). Análise de
metodologia baseada no sistema de ensino individualizado de keller aplicada em
um curso introdutório de eletromagnetismo. Revista Brasileira de Ensino de
Física, 33(1), 01–12. doi:10.1590/S1806-11172011000100014
Implicações das teorias de aprendizagem para o ensino de
física. (n.d.). Acesso em Outubro Out/2014, Disponível no site http://www.if.ufrgs.br/cref/amees/teorias.htm
Principais teoria psicológicas da aprendizagem. (n.d.).
Acesso em Outubro Out/2014, Disponível no site http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/53385/mod_resource/content/1/psico1.pdf
Redimensionamento do behaviorismo radical
pós-skinneriano a partir da análise do percurso histórico da crítica ao
pensamento behaviorista: implicações preliminares na área educacional. (n.d.). Acesso
em Outubro 17, 2014, Disponível no site http://base.repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102260/carrara_k_dr_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Simulações computacionais no ensino de física no
ensino médio. (n.d.). Acesso em Outubro 19, 2014, Disponível no site http://www.fisica-interessante.com/files/artigo-ensino_skinner.pdf
Teorias da aprendizagem - resenha. (n.d.). Acesso em Outubro
Out/2014, Disponível no site http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a20.pdf
Teorias de aprendizagem. (n.d.). Acesso em Outubro Out/2014,
Disponível no site http://www.fisica.net/monografias/Teorias_de_Aprendizagem.pdf
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